O que é ROIC?

Investidores e traders do mercado de ações usam diversos indicadores para avaliar as oportunidades e encontrar os melhores negócios para investimentos. Cada um deles é usado para identificar a evolução de critérios específicos que podem influenciar ou não o retorno sobre o investimento, com lucros ou prejuízos.
O ROIC, sigla em inglês de Return Over Invested Capital, ou na tradução, “Retorno sobre o Capital Investido”, é o parâmetro usado para saber o quanto a companhia em que se pretende investir consegue gerar de rendimentos com base no capital total investido (soma de todos os investidores). Esse método é considerado um dos mais seguros para determinar o desempenho financeiro de uma empresa, pois permite ter uma visão geral de sua performance, embora não seja possível saber especificamente quais são os investimentos que estão gerando retorno.

Como calcular o ROIC?

Para calcular o ROIC você vai precisar do Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) e do Balanço Patrimonial da empresa. Com essas informações, basta subtrair os dividendos pagos durante o ano do lucro líquido e dividir a diferença pelo capital investido, o que vai gerar uma porcentagem que representa a margem de ganhos. Veja na fórmula:
ROIC = NOPAT / Valor Contábil do Capital Investido
Nesse cálculo, NOPAT é a abreviação em inglês de Net Operating Profit Less Adjusted Taxes, ou seja, representa o lucro operacional da empresa, menos os impostos. Essa variável mostra o resultado líquido dos lucros que podem ser divididos entre os acionistas se não houvesse dívidas. Já o Valor Contábil do Capital Investido será o resultado de todo o capital da companhia (somando os acionistas e terceiros), o que vai incluir o valor real da dívida da empresa com o seu capital próprio.
Quando maior o índice de ROIC no resultado da equação, mais eficiente a empresa é ao gerar retornos aos investidores, ou seja, se o cálculo resultou em 0,50 (50%) isso significa que a cada real investido nessa companhia, haverá o retorno de 50 centavos de lucro. Entretanto, é importante comparar esse valor ao longo dos anos para identificar se ele é constante ou apenas uma exceção.

Como aplicar o ROIC?

De maneira geral, o ROIC resume as características da empresa, o que inclui sua capacidade competitiva no mercado, revelando a eficiência do seu gerenciamento em produzir lucros de acordo com o dinheiro disponível. Por isso, é um ótimo indicador na comparação do desempenho de duas ou mais empresas do mesmo setor, já que permite uma comparabilidade maior e níveis de vantagem competitiva de acordo com os índices resultantes.
Assim como outras métricas de análise, o ROIC não deve ser usado de maneira isolada e sim em conjunto com outros indicadores para não haver falhas de interpretação. Um dos riscos apresentados é a possibilidade de dados falsos que podem alterar os resultados apresentados, já que os números contábeis podem ser fraudados com mais facilidade do que os números de fluxo de caixa – além de não permitir saber exatamente qual segmento da empresa está gerando mais lucros ou despesas.